Laboratório de Simulação Computacional
Departamento de Física
Grupo: Ciência da Complexidade
Histórico do grupo:
A formação de um grupo de pesquisa de problemas complexos através de uma abordagem multidisciplinar é uma iniciativa do Laboratório de Simulação Computacional do DEFIS, que é formado basicamente por pesquisadores com experiência em física estatística interessados em diversos tipos de problemas que possuem uma raiz comum: a não linearidade. Os sistemas não lineares são sistemas que podem apresentar comportamentos complexos, e, a princípio, não intuitivos. Tais comportamentos se evidenciam em diferentes graus assim como em diversas áreas de pesquisas.
De uma forma resumida nosso interesse é estudar sistemas com muitos graus de liberdade, ou seja, um sistema formado por muitos agentes, sendo que esses agentes interagem entre si por relações não lineares. É importante notar que tal definição é extremamente ampla, podendo abranger desde a organização de colônias de cupins ou formigas até fluxo de pessoas. Fica evidenciado assim, o caráter multidisciplinar do grupo, e nada mais natural do que agregar pesquisadores de diferentes áreas de modo a tornar a pesquisa mais coesa e consistente.
Áreas de Interesse:
Sistemas complexos.
Emergência de padrões.
Fenômenos coletivos.
Dinâmica não linear.
Docentes envolvidos:
Alcides Volpato Carneiro de Castro e Silva - DEFIS/UFOP
Carlos Felipe Saraiva Pinheiro - DEFIS/UFOP
Everaldo Arashiro - IMEF/FURG
Letícia Ribeiro de Paiva – DEFIS/UFOP
Maria Eugênia Silva Nunes – DEFIS/UFOP
Mauricio Leonard de Souza – DEARQ/UFOP
Monique Sanches Marques – DEARQ/UFOP
Romuel Figueiredo Machado – DEFIS/UFOP
Sérvio Pontes Ribeiro – DEBIO/UFOP
Tiago Martins Pereira – DEEST/UFOP
Áreas e Linhas de Pesquisa:
Atualmente o grupo trabalha com simulações de sistemas não lineares com muitos graus de liberdade, com o foco nas seguintes áreas:
Ecologia e dinâmica populacional.
Dinâmica e fenômenos coletivos.
Sistemas complexos.
Complexidade em dinâmicas urbanas.